BIM aplicado em nossas obras

Como fizemos a aplicação da metotologia "Building Intelligence Modeling" (BIM) ou "Modelagem inteligente de construção" em nossos projetos e obtivemos benefícios, tais como:

- Economia de custos

- Redução de desperdícios de materiais

- Redução de desperdícios de mão-de-obra com retrabalhos

- Maior qualidade no produto final

- Facilidade de entendimento do projeto completo


O projeto Piloto foi executado no Residencial Canto do Sabiá em 2016. A partir dos projetos bidimensionais feitos em CAD, foram modelados tridimensionalmente e adicionados de mais informações.

Projeto de Arquitetura ficou assim:

Os projetos de engenharia ficaram assim:

Ao unir todos os projetos temos uma visão completa, tridimensional e total do que será construído. Nessa imagem podemos ver 6 os projetos: Estrutural, Preventivo contra incêndio, Arquitetura, Hidro sanitário, Elétrico e Telefônico.

Desta maneira conseguimos resolver dos problemas mais graves até os menores antes da construção ser realizada, alterando projetos e avaliando soluções e escolhendo a melhor e mais econômica sem desperdiçar material, mão-de-obra e tempo durante a obra.

Depois de tudo pronto mais projetos podem ser adicionados nesse modelo e também feitos a partir dele.


Projeto de Paisagismo da frente da Calçada:

Projeto do Salão de festas:


Além desses ainda foram desenvolvidos projetos de Climatização, de Iluminação, dos móveis do Hall de entrada, de Implantação de pilares e alvenaria, de Fachada, de Modificações de apartamentos por clientes, entre outras análises e auxilio a construção com vídeos, imagens e Tour virtual.

É importante lembrar que os softwares que trabalham com BIM entregam informações automáticas como quantitativo de materiais que auxiliam o setor de orçamento e compras reduzindo tempo e erros.


Isso fez os engenheiros da Construtora Daros perceberem as vantagens de utilizar essa metodologia de projetos no seu próximo projeto, o Comercial e residencial IEGA:


Hoje a metodologia BIM faz parte dos projetos da Daros economizando custos e desperdícios.

O próximo projeto não contará mais com Softwares que não trabalham com BIM economizando retrabalhos de modelar em 3D o que foi projetado em 2D. Assim assumiremos de fato a metodologia BIM como única para execução de nosso projetos.


Autor: Graco Daros


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo